image-asset.jpeg

A infância e o crescimento na obra de Paula Rego - A tela no lugar do divã.

Comunicação oral apresentada na Conferência Internacional em homenagem a Paula Rego, decorrida em Dezembro de 2015, em Lisboa, intitulada: A INFÂNCIA E O CRESCIMENTO NA OBRA DE PAULA REGO - A TELA NO LUGAR DO DIVÃ.

Alexandra Santos Silva & Carlos Amaral Dias

Thaumazein: Psicanálise, arte e o lugar do encontro estético.

O desenvolvimento da arte na história e o impacto da história na arte manifestam uma dialética indissociável, da mesma forma que o artista, o recetor e a cultura constituem um triângulo inseparável.

in Revista Interações: Sociedade e as Novas Modernidades Nº 29, 2015

O impacto estético
na perspectiva da Psicologia da Arte. As Pinturas O Crime do Padre Amaro de Paula Rego, na visão de adolescentes.

A adolescência é caracterizada por mudanças psicológicas que podem influenciar
a percepção estética do individuo, uma particularidade perceptiva que, em particular,
pode determinar a maneira como é percepcionada e avaliada uma obra de arte (Savazzi, Massaro, Di Dio, Gallese, Gilli, & Marchetti, 2014).

Alexandra Santos Silva . João Pedro Fróis . Maria Luísa Figueira in Revista Interações: Sociedade e as Novas Modernidades Nº 29, 2015

Transformação, criatividade e arte - Paula Rego e o Crime do Padre Amaro.

Analisar a obra de Paula Rego em O Crime do Padre Amaro constitui o início de um desafio, em analogia à grandiosidade e dimensão da sua antológica obra.
Analisar a obra de Paula Rego em O Crime do Padre Amaro constitui o início de um desafio, em analogia à grandiosidade e dimensão da sua antológica obra.

Newsletter nº 16 Setembro 2010
Faculdade de Medicina de Lisboa

Pensar o espaço infantil num tempo histórico até ao mundo pós-moderno.

O desenvolvimento da arte na história e o impacto da Na Europa medieval até meados do século XII, não se pensava a criança. Esta, não tinha ainda um espaço definido na sociedade.

Newsletter nº 17 Outubro / Novembro 2010
Faculdade de Medicina de Lisboa

JoseGuimaraes-2.jpeg

Adolescência
– Luto e Autonomia

Ao pensar-se a adolescência como um tempo e espaço em que o sujeito interroga a sua consistência e a do outro, momento em que desenvolve um sintoma, a par e passo com o alargamento e descoberta do grupo de pares, tornando-se o grupo fundamental, questiona-se quais serão as consequências no acto de educar?

Faculdade da Medicina de Lisboa

Pensar o espaço infantil num tempo histórico até ao mundo pós-moderno - Desenvolvimento psicológico da criança.

O conceito de infância é determinado historicamente a par e passo das modificações e transmutações das sociedades, ou seja, não é possível pensar a criança sem ligação ao contexto sócio histórico, em que se encontra inserida.

Faculdade da Medicina de Lisboa

Comunicação oral apresentada no XXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, decorrida em Outubro de 2015, intitulada: Uso de técnica de texto Mining para o estudo da Natureza da resposta estética a pinturas de Paula Rego em adolescentes.

Alexandra Santos Silva & Marta Castel-Branco

Irrequietude motora criança

Irrequietude motora
na criança

Um senhor de nome Bourneville em 1987 pela primeira vez deu atenção à instabilidade da criança e estabeleceu uma ligação com debilidades ligeiras. Considerou, que seria uma perturbação que apresentava instabilidade, caracterizada por uma modalidade intelectual e física extremas, definindo, a existência de uma perturbação no par inibição-impulso, (Ajuruaguerra, 1974; Flavigny, 1988; Salgueiro, 1996).

Faculdade da Medicina de Lisboa